Publicado em 08/02/2019 09h38

Moradores de Barão de Cocais, MG, são retirados de casa por risco em barragem da Vale

Pelo menos 500 pessoas saíram de casa na madrugada desta sexta-feira (8), por volta de 1h

Foto: Reprodução/Agência Brasil/Carolina Ricardi

A Agência Nacional de Mineração determinou a retirada de cerca de 500 pessoas das comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, todas em Barão de Cocais, na Região Central de Minas Gerais,  devido à uma ameça da Barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, da Vale.  A informação é do portal G1.

De acordo com a mineradora, a consultoria Warm negou a Declaração de Condição de Estabilidade da estrutura. A partir daí, a empresa começou a executar o nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração. Sirenes foram acionadas e as pessoas começaram a deixar suas casas.

“Como medida de segurança, a Vale está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior. Também será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura”, diz a nota da Vale. Uma nova avaliação da barragem será realizada neste domingo (10).

Moradores

Em entrevista à rádio BandNews FM, o prefeito da cidade, Décio Geraldo dos Santos, disse que a barragem está desativada e não se rompeu. Informou que as pessoas foram levadas para escolas e um ginásio poliesportivo, onde ficarão acomodadas temporariamente.

Em sua página no Facebook, a prefeitura diz ter sido informada que houve um “desnível na estrutura” da barragem.

 

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Autoria: Reprodução

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade
Copyright 2015-2024 © www.reconcavoagora.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@reconcavoagora.com.br • Tel/WhatsApp: (75) 99701-8515 / (71) 99246-7277
Desenvolvimento: Tecnosites