Publicado em 11/12/2018 09h37

Chuvas matam 4 pessoas e causam estragos na Bahia; 20 cidades declaram emergência

Menezes também explicou que, após receber os chamados das prefeituras dos locais mais afetados pelas chuvas, o Estado tem providenciado o envio de máquinas para recuperação de estradas e pontes.

As fortes chuvas que atingem diversos municípios baianos, especialmente no Extremo Sul e no Norte do estado, nos últimos dias, deixaram quatro mortos e um prejuízo que ainda está sendo calculado. Nesta segunda-feira (10), a Defesa Civil do Estado (Sudec) informou ao CORREIO um saldo parcial das chuvas, que fez com que 20 municípios tenham decretado estado de emergência – um deles, inclusive, pediu auxílio ao governo federal para contornar a situação.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram algumas das situações vividas por moradores, incluindo o destelhamento de um supermercado em Eunápolis, no Extremo Sul.

Em Coaraci, também no Sul do estado, três jovens morreram após o carro em quem eles estavam ser arrastado por uma enxurrada, na segunda-feira (3). Os corpos foram encontrados na manhã seguinte.

Segundo o superintendente da Sudec, Paulo Sérgio Menezes, “ao decretar estado de emergência, o município pode fazer contratações emergenciais com dispensa de licitação”.

Isso acontece para ajudar os afetados pelos desastres, a exemplo de aluguel social para as famílias que ficaram desabrigadas, doação de cestas básicas, cobertores, e colchões, além de outros materiais para apoiar os desalojados.

Situação
Até esta segunda, os municípios em situação de emergência são: Camacan (vendaval), Coaraci (onde os três jovens não identificados morreram), Dário Meira (inundação pela cheia do rio), Entre Rios (enxurrada), Ibicaraí (enxurradas e famílias desabrigadas), Itamaraju (cheia do rio Jucuruçu), Iuiú (chuva de 180 mm apenas em um dia e danos em estradas), Jacobina (130 mm em um dia, danos em casas e comércio), Jucuruçu (estradas e pontes caíram).

Também estão em emergência Mairi (famílias desalojadas e enxurradas), Malhada (estradas destruídas e produção de leite sem possibilidade escoamento), Manoel Vitorino (casas destruídas e estradas danificadas), Milagres (70mm de chuva em meia hora, calçamento danificado, estradas destruídas), Mucuri (alagamentos), Nova Canaã (destruição de pontes e bueiros), Nova Viçosa (desalojados e alagamentos), Tanhaçu (ponte destruída, casas e estradas danificadas), Teofilândia (famílias desalojadas) e Itabela (vendaval e casas destelhadas).

A 20ª cidade que está em situação emergencial é Macarani, onde foi registrada a quarta morte. Uma pessoa não identificada foi sugada para dentro de um bueiro. A cidade também está com parte do calçamento destruído após a passagem das águas.

Menezes também explicou que, após receber os chamados das prefeituras dos locais mais afetados pelas chuvas, o Estado tem providenciado o envio de máquinas para recuperação de estradas e pontes.

Ajuda federal
Na lista de municípios em estado de emergência, Milagres pediu, nessa segunda (10) ajuda ao Governo Federal e Ibicaraí tem previsão de solicitar o apoio a Brasília na quinta (13), em razão da necessidade imediata de reconstrução de casa e pontes, além dos reparos nos calçamento.

Ainda segundo a Defesa Civil estadual, todos os municípios baianos, em especial os localizados no Extremo Sul e no Norte, onde as chuvas ainda preocupam nesta semana, têm recebido alertas para que as famílias saiam das áreas de riscos.

Autoria: Correio

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade
Copyright 2015-2024 © www.reconcavoagora.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@reconcavoagora.com.br • Tel/WhatsApp: (75) 99701-8515 / (71) 99246-7277
Desenvolvimento: Tecnosites