Publicado em 02/02/2018 09h54

Governador Rui Costa quer enviar apenas 100 mil para o Carnaval de Maragojipe

Sexta, 02 de Fevereiro de 2018 Redação Recôncavo Agora

 Acervo_Iphan/Heitor Reali

Vinte e duas cidades do interior da Bahia terão seus carnavais patrocinados pelo Governo do Estado. São elas: Alcobaça, Belmonte, Cairu, Camamu, Canavieiras, Caravelas, Correntina, Itabuna, Itacaré, Juazeiro, Lapão, Maragojipe, Mucuri, Muritiba, Palmeiras, Porto Seguro, Prado, Rio de Contas, Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe, São Sebastião do Passé e Vera Cruz.

Resultado de imagem para carnaval de maragojipe

"O Governo do Estado vai investir R$ 70 milhões no Carnaval de Salvador e em mais de 20 cidades. Segundo informações, dos 70 milhões, o Governador quer mandar para a cidade de Maragojipe BA, através do IPAC apenas 100 mil. Com toda estrutura que tem o Carnaval de Maragojipe que inclusive tem seu ''Carnaval Tombado''.

Resultado de imagem para carnaval de maragojipe

Reafirmamos o investimento não apenas no Carnaval tradicional, no Carnaval dos blocos afro, mas também no Carnaval pipoca, com grandes atrações. Além disso, fazemos um grande investimento na segurança pública, com 25 mil homens e mulheres na rua", afirmou Rui Costa, na apresentação das atrações e dos serviços da festa, nesta terça-feira (30).

Resultado de imagem para carnaval de maragojipe

Menos de oito dias para uma das melhores festa da Bahia, Maragojipe não tem programação oficial por conta deste iimpasse, 100 mil não se faz uma festa deste porte em Maragojipe.

Cantores como Ricardo Chaves, Magary Lord entre outros cantores consagrados já tem em suas agêndas a vinda para Maragojipe.

Governador, entenda o que é o Carnaval Imateria e Tombado...

1.O que é patrimônio cultural?

Patrimônio Cultural é tudo o que faz parte da construção histórica e cultural do ser humano em um determinado espaço físico, entendendo-se cultura como complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.

Segundo o artigo 216 da Constituição Federal, “constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:.

- as formas de expressão; 

II - os modos de criar, fazer e viver; 

III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas; 

IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; 

- os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

2.Qual a diferença entre patrimônio material e imaterial?

Materiais seriam prédios, monumentos, conjuntos urbanos, artefatos, obras de arte, entre outros. Já os imateriais são aqueles cuja existência depende da contínua ação humana, ou seja, o conjunto das práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas.

3.O que é registro? O que é tombamento?

Registro e tombamento são instrumentos legais de proteção do patrimônio cultural. O tombamento se aplica aos bens materiais – edificações, monumentos, objetos, ou seja, significa um conjunto de ações realizadas pelo poder público com o objetivo de preservar, através da aplicação de legislação específica (Lei Estadual nº. 8.895, de 16 de dezembro de 2003), bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados. Estes bens devem possuir valor de preservação para todo o Estado da Bahia. 

 Já o registro é aplicado aos bens culturais imateriais – festividades, ofícios e técnicas, saberes e outras expressões culturais. A função desses instrumentos, além de atestar a qualidade do bem e sua importância para o conjunto da sociedade, é protegê-los da ação humana predatória, garantindo a permanência da memória e da identidade social de um determinado local ou comunidade.

A pergunta que não quer calar... Governador Rui Costa, Qual o seu problema com a cidade de Maragojipe?

Será que 100 mil tem como bancar toda uma estrutura de uma cidade que tem toda uma história no seu carnaval? 

Resultado de imagem para carnaval de maragojipe

 

 

 

 

Autoria: Redação Recôncavo Agora / Cesar Andrade

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade
Copyright 2015-2024 © www.reconcavoagora.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@reconcavoagora.com.br • Tel/WhatsApp: (75) 99701-8515 / (71) 99246-7277
Desenvolvimento: Tecnosites