Publicado em 06/02/2017 11h28 - Atualizado em 07/02/2017 08h17

MARAGOJIPE: ELEITA ENTRE AS 19 MENORES E MELHORES CIDADES PARA CARNAVAL DE RUA NO BRASIL

Segunda, 6 de Fevereiro de 2017 Por site Maragojipe Agora

Para muita gente o feriado do Carnaval é o período mais esperado do ano. Independentemente de quais sejam os planos, o pessoal sempre se agita para viajar e curtir pelo menos aqueles quatro dias de folia com a família ou com os amigos. Sim, as batucadas do samba, as danças e as músicas populares de uma das festas mais concorridas do planeta fazem a alegria de milhões de foliões que vem e vão de várias partes do país e do mundo. 

Como tem gosto pra tudo, no Carnaval não seria diferente. E para àqueles que preferem ficar de fora dos grandes desfiles ou ainda pagar uma nota preta para correr atrás dos famosos trios elétricos, as marchinhas e os tradicionais blocos das cidades espalhados de norte a sul do Brasil são um prato cheio de diversão. Assim, a Expedia Brasil veio dar uma mãozinha listando as 19 melhores cidades para aproveitar o carnaval de rua – lembrando, sem nenhuma ordem em particular. Olha só: 

1. Votuporanga, São Paulo

Também conhecida como a ‘Cidade das Brisas Suaves’, Votuporanga leva a fama de realizar o maior carnaval do interior paulista – são 50 horas de festa com muitas atrações. O destaque é o Bloco Ôba que leva os grandes nomes da música nacional para o Centro de Lazer do Trabalhador. A novidade esse ano é que há voos fretados exclusivos para o festival partindo de Guarulhos, em São Paulo; e do Galeão, no Rio de Janeiro.

 2. Caconde, São Paulo

O clima de tranquilidade da Estância Climática de Caconde é, digamos, comprometido quando chega o Carnaval. A festa nas ruas é bem animada e o contraste da folia com as belezas naturais da região torna o passeio ainda mais especial. A apenas 50km de Poços de Caldas, a cidade recebe foliões tanto do sul de Minas Gerais como das cidades grandes tipo Campinas e Ribeirão Preto.

3. Ibirá, São Paulo

Outro tesouro escondido no interior paulista, as fontes naturais com suas águas vanádicas medicinais não são os únicos motivos que levam os turistas a Ibirá. Considerada a festa mais importante do calendário de eventos da cidade, o Carnaval é muito bem organizado e, para se ter uma ideia, a arrecadação durante as cinco noites de folia é equivalente a receita anual do município.

4. Diamantina, Minas Gerais

No topo da lista dos melhores carnavais de rua do Brasil e um dos maiores em público de Minas Gerais, a festa em Diamantina lota as ruas e praças do centro histórico até o amanhecer. No início do dia acontece o desfile de blocos caricatos com destaque para o Sapo Seco e o Xica da Silva. À noite a Praça do Mercado Velho é o ponto de encontro da tradicional percussão das bandas Batcaverna e Bartucada.

5. Ouro Preto, Minas Gerais

O maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca do Brasil dá lugar a uma festa divertida onde os blocos de rua se tornam a atração principal da cidade por alguns dias. Os foliões de plantão sugerem comprar os abadás direto no site oficial dos blocos para garantir o melhor preço. E para não perder nenhum dia do carnaval em Ouro Preto, existem excursões com saídas de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Flickr via Marcello Nicolato (https://flic.kr/p/dVCtTM)

6. Ouro Fino, Minas Gerais

Pode se preparar para apreciar um patrimônio arquitetônico invejável com casarões centenário de cair o queixo. Porém, esteja ainda mais preparado para se divertir a valer com as tradicionais marchinhas de carnaval e sambas-enredo que marcaram época, além de uma estrutura completa para assistir os desfiles das escolas de samba de Ouro Fino.

7. Brazópolis, Minas Gerais

Em meio a muito verde, serras e cachoeiras, Brazópolis fica a pouco menos de 60km de Campos do Jordão. O clima delicioso da montanha é perfeito para aproveitar as bandas durante a tarde – ou até as matinês para quem estiver com os pequenos, e no fim do dia curtir os blocos de rua na maior animação.

8. Muzambinho, Minas Gerais

O Carnaval de rua de Muzambinho tem várias atrações em uma estrutura com área coberta, praça de alimentação, segurança em toda a avenida e banheiros químicos. A festa reúne blocos populares como o Verme’s e Cia – considerado o maior de Minas Gerais – que agita a moçada com bandas de Axé e muita azaração.

9. João Pessoa, Paraíba

Os 24 quilômetros de orla já fazem a fama da capital paraibana onde é verão quase o ano inteiro. No Carnaval o clima fica ainda mais quente quando os tradicionais blocos e arrastões de João Pessoa tornam a cidade um estouro de alegria. Com mais de 200 blocos cadastrados, o maior é o Muriçosas do Miramar, que é garantia de diversão.

10. Aruanã, Goiás

A vista privilegiada da cidade fica por conta de um dos rios mais lindos do mundo e, sem pestanejar, o Carnaval de Aruanã é realizado à margem do Rio Araguaia com uma agenda de shows bastante diversificada que lota a Praça Couto Magalhães. Para agradar todas as tribos, tem ainda o Concurso de Blocos; o Carnacriança (matinê para crianças); e a Marchafolia (matinê das máscaras).

11. Goianésia, Goiás

O Carnaval de rua da ‘Princesa do Vale do São Patrício’ é uma bela festa típica goiana. O ritmo também segue as tradições regionais e as músicas mais tocadas combinam todas as nuances no maior estilo sertanejo. Um dos espaços mais concorridos para aproveitar a folia é o Camarote Sumiu Uai!

12. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Com uma das programação mais movimentadas do Brasil, o Carnaval do Rio não se resume apenas no sambódromo, os blocos de rua da cidade são uma animação só. Entre tantos outros, alguns para lembrar: Banda do Leme, Cordão do Bola Preta, Bloco da Preta e Suvaco do Cristo. Tem também os bailes nos tradicionais hotéis no Rio de Janeiro e nos clubes espalhados pela cidade, além da popular festa na Cinelândia.

Foto: Hoton Ventura – Folia com o Cordão da Bola Preta

13. Maragojipe, Bahia

Mantendo a tradição secular inspirada no carnaval de Veneza, a praça principal da linda cidade do Recôncavo Baiano se transforma em um baile de máscaras a céu aberto. A festança mistura ritmos e gêneros musicais como shows de afoxé, MPB, fanfarras e muito samba, combinados com a arte e as entidades culturais da Bahia.

14. Antonina, Paraná

O famoso Carnaval de Antonina é o mais popular de todo o estado do Paraná e um dos mais animados da região sul do Brasil. A Avenida do samba é aberta na segunda-feira para dar espaço aos tradicionais blocos, com destaque para o Bumba Meu Boi e o Apinagés. Durante os quatro dias do feriado também há inúmeros bailes públicos e concursos de fantasias.

15. Jaguari, Rio Grande do Sul

A mega estrutura de camarotes, praça de alimentação, iluminação e ornamentação na Avenida Severiano de Almeida é para receber os foliões em uma mistura de cores, ritmos e muita animação. A festa ainda reúne a Folia Oficial do Carnaval no calçadão de Jaguari e diversas matinês infantis nos clubes da cidade.

16. Florianópolis, Santa Catarina

Os encantos da ilha se incorporam a magia do carnaval e a cidade transborda de alegria com atividades para todas as idades. As praias viram uma festa com bandas e DJ’s, os clubes da cidade promovem o mais autêntico carnaval de salão, enquanto alguns bairros como Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui são invadidos pelos animados blocos de rua.

17. Olinda, Pernambuco

As ruas do centro histórico de Olinda colocam os foliões para dançar ao som de muito frevo, maracatu, samba e afoxé. Além das opções dos famosos camarotes com open bar e serviços exclusivos, os blocos também se concentram em alguns pontos das ladeiras com shows espalhados pela cidade.

Flickr via Circuito Fora do eIXO (https://flic.kr/p/dTQ1Ut)

18. Bezerros, Pernambuco

Conhecida como “Folia do Papangu”, a festa mais ilustre da região coloca a cidade entre um dos carnavais mais concorridos do estado de Pernambuco. A tradição centenária é marcada pelos ‘Papangus de Bezerros’ desfilando suas máscaras coloridas, que são verdadeiras obras de arte confeccionadas pelos artesões locais.

19. Vila Velha, Espírito Santo

Já bastante conhecida por suas lindas praias e belezas naturais que percorrem os 32 quilômetros do seu litoral, Vila Velha também é famosa pelos seu carnaval de rua. O batuque dos pandeiros, tambores e tamborins se manifestam acompanhando os blocos da cidade como os populares 14 Bis, Galão, Orla Folia e Acuda Mamãe.

Autoria: Redação site Maragojipe Agora / https://viajando.expedia.com.br/19-menores-e-melhores-cidades-para-carnaval-de-rua-no-brasil/

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade
Copyright 2015-2024 © www.reconcavoagora.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@reconcavoagora.com.br • Tel/WhatsApp: (75) 99701-8515 / (71) 99246-7277
Desenvolvimento: Tecnosites