Publicado em 01/04/2015 15h32

Eduardo Salles trata com secretário sobre situação de funcionários da extinta EBDA

O deputado Eduardo Salles aproveitou a visita do secretário estadual de Desenvolvimento Rural para tratar sobre a situação dos funcionários da EBDA.

O deputado Eduardo Salles aproveitou a visita do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, à Comissão de Agricultura da ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia), nesta terça-feira (31), para perguntar ao chefe da pasta sobre o processo de recontratação dos funcionários da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), extinta na última reforma administrativa.

A preocupação do parlamentar é o que vai acontecer com os funcionários após o desligamento da EBDA, especialmente aos que ainda não têm idade para se aposentar. O secretário garantiu que os servidores serão contratados por outras autarquias estaduais. "Existem diversas formas de efetivação e serão estudadas caso a caso. Estamos estudando todas e não vamos prejudicar ninguém", garantiu Jerônimo.

Outro ponto abordado por Eduardo Salles foi a necessidade de aproveitar os servidores aposentados e seus conhecimentos nas cadeias produtivas em que eles trabalharam e incorporá-los por meio de cooperativas para prestar assistência técnica nas regiões de seus conhecimentos. Jerônimo disse que essa estratégia já está sendo utilizada.

O parlamentar parabenizou o secretário pela sensibilidade com os servidores. "Assim se faz justiça porque esses funcionários dedicaram suas vidas em serviços prestados à EBDA e à agropecuária baiana", disse o deputado.

Eduardo Salles lembrou ao secretário sobre a importância de manter alguns dos armazéns de milho da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) para permitir a venda do produto com preço mínimo e desta forma ajudar na alimentação animal, prejudicada neste momento de seca.

"Instalamos 27 armazéns nos diversos cantos do Estado na época em que fui secretário estadual de Agricultura. E isso foi fundamental para a sobrevivência de milhares de animais durante aquele período de seca. Sei que é difícil manter todos, mas devemos garantir a continuidade ao menos nos locais estratégicos do semiárido", apelou Eduardo Salles.  

Jerônimo explicou aos membros que a SDR deve priorizar as cadeias produtivas do leite, ovinocaprinocultura, apicultura, mandiocultura e cafeicultura, mas deixou em aberto a possibilidade de ampliar especificamente à agricultura familiar.

O parlamentar sugeriu a Jerônimo atenção também aos hortifruticultores, a exemplo dos citricultores do Território de Identidade do Litoral Norte, os cacauicultores do Sul e os produtores de guaraná do Baixo Sul. "Essas cadeias precisam de apoio", alertou.

Autoria: ASCOM – Deputado Estadual Eduardo Salles

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade
Copyright 2015-2024 © www.reconcavoagora.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@reconcavoagora.com.br • Tel/WhatsApp: (75) 99701-8515 / (71) 99246-7277
Desenvolvimento: Tecnosites