Publicado em 24/03/2015 12h48

Sistema de Abastecimento de Água beneficia localidades de Jequié

O equipamento vai beneficiar localidades da região, como Boaçu, Castanhão e Ouro.

    
A escassez de água sempre foi uma realidade em alguns povoados do município de Jequié, no sudoeste da Bahia. Mas, aos poucos, o que antes parecia um sonho distante, já começa a se tornar realidade. Na manhã desta segunda-feira (23), o governador Rui Costa inaugurou o Sistema de Abastecimento de Água (SIAA) no povoado de Nova Esperança. Com investimentos que totalizam R$ 4.010.129,45, o equipamento vai beneficiar localidades da região, como Boaçu, Castanhão e Ouro.

"O sistema significa a consolidação do Programa Água para Todos, garantindo, nos distritos e na sede da cidade de Jequié, o fornecimento de água potável. Muitas famílias vão se beneficiar com isso. É um olhar necessário para proporcionar dignidade à população", afirma o governador. 

O sistema de fornecimento de água deve garantir a qualidade de vida de aproximadamente 1.500 moradores da região, como a dona de casa Iracema Pires, 33 anos: "Estava acostumada a pegar água no balde desde os cinco anos. O caminhão-pipa trazia, mas a gente ficava três dias com água, três dias sem água. Agora, com o sistema de abastecimento, não tenho palavras para descrever minha alegria. Tenho água encanada e isso vai facilitar muito a rotina da minha família". 

Saúde

Ainda em Jequié, acompanhado da primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, e secretários estaduais, Rui Costa vistoriou as obras de reforma e ampliação do Hospital Prado Valadares. Com investimento de R$ 7 milhões do Governo da Bahia, o novo edifício anexo, que deve ser entregue no próximo ano, terá cerca de 4.500 metros quadrados de estrutura física. As obras estão 50% concluídas.

A unidade vai oferecer serviços de urgência e emergência. "Vai melhorar muito a vida da população. Aqui em Jequié tem muita demanda e pouco espaço para atendimento. A ampliação do hospital vai dar mais opção para quem precisa de consultas e tratamento médico", ressalta a aposentada Alice Brito Meira, 60.

Com a ampliação, o Hospital Prado Valadares será referência na Bahia. "Em número de leitos, esse vai ser o maior hospital do interior da Bahia sob gestão própria. Não vai faltar espaço para atendimentos e equipamentos de tecnologia hospitalar para garantir tratamento de excelência aos pacientes", afirmou Rui. Na cidade, o governador visitou também o Hospital Santa Helena e a Santa Casa de Misericórdia São Judas Tadeu.

Educação
 
A recepção foi calorosa para Rui Costa no Colégio Estadual Doutor Milton Santos. Como tem feito em outras cidades, ele percorreu as instalações, conversou com estudantes e educadores, e pôde se atualizar sobre a situação da unidade de ensino, que atende a 697 alunos dos ensinos fundamental e médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

As escolas municipais Adolfo Ribeiro e Mauro Almeida também receberam a visita do governador. Desde o início da gestão, ele já vistoriou colégios de Porto Seguro, Tanhaçu, Jacobina, Glória, Nova Redenção, Itabuna, Itapetinga, Muritiba, Planaltino, Mulungu do Morro, Cabaceiras do Paraguaçu, Araçás, Várzea da Roça, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Salvador.
    

Autoria: Secom Bahia

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade
Copyright 2015-2024 © www.reconcavoagora.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@reconcavoagora.com.br • Tel/WhatsApp: (75) 99701-8515 / (71) 99246-7277
Desenvolvimento: Tecnosites